Aprender sem Fronteiras V (2023-2024)

O projeto "Aprender Sem Fronteiras V" implementou 2 mobilidades de aprendizagem de alunos do 3º ano, do curso de Agropecuária num programa de mobilidade de aprendizagem prática numa exploração agrícola produtora de leite e de cereais (GAEC Saint-Suzanne) próxima de Metz, em França, durante um mês, de 2 a 30 de maio de 2024
 
Foi também possível enviar um grupo de 13 alunos do 2ºano do curso de Agropecuária com 2 acompanhantes (prof. Ana Cristina Gonçalves e Ana Paula Monteiro) para a escola CFA de Courcelles-Chaussy, em Metz, França, durante duas semanas, de 3 a 16 de junho de 2024. 
 
Continuamos a apostar em mobilidades internacionais para os alunos do curso de Agropecuária, pois é um dos cursos mais procurados na nossa escola, o que confirma a necessidade de investir na formação de profissionais técnicos agrícolas de qualidade.
 
Durante a mobilidade, os alunos:
- participaram em sessões e atividades teórico-práticas de aprendizagem e aperfeiçoamento/aquisição de competências técnicas; 
- conheceram e utilizaram os equipamentos da escola; 
- conheceram o mercado de trabalho local e visitaram empresas ou instituições públicas/associativas ligadas ao setor agropecuário. 
 
Foi também assegurado um programa sociocultural e turístico, como visitas a Metz, ao Memorial de Verdun, a Estrasburgo, à cidade do Luxemburgo ou à cidade alemã de Saarbrucken, com visitas a museus e monumentos, que contribuiu para os objetivos ligados à interculturalidade, abertura de horizontes, conhecimento e proximidade da Europa.
 
As alunas Mariana Silva e Mariana Venâncio que estagiaram durante um mês numa exploração agrícola francesa
 
Os alunos do 2ºano do curso de Agropecuária e as professoras acompanhantes na vacaria da escola CFA de Courcelles-Chaussy
 
Visita do grupo à cidade de Estrasburgo
 
Testemunhos de alguns participantes:
- Mariana Venâncio

O programa Erasmus em que participei foi muito bem organizado, não tendo havido quaisquer problemas ao longo deste mês. Correu tudo bem quer na deslocação para França e para Portugal, quer em relação ao alojamento e à exploração onde estivemos a estagiar. Apesar de termos tipo um horário um bocado preenchido, conseguimos visitar alguns locais do nosso interesse e adquirir novos conhecimentos acerca das áreas que mais gostamos. Graças a este estágio tornei-me uma pessoa mais autónoma.

- Afonso Frade

Os quartos do dormitório da escola eram muito confortáveis, a comida da cantiga era muito boa, os funcionários e os alunos eram simpáticos.

- Bruna Gomes
     Este projeto de Erasmus conseguiu surpreender-me pela positiva, estava muito bem organizado.
 
- Inês Azevedo 

A escola tem umas instalações ótimas, principalmente, a vacaria e a parte agrícola, super bem equipadas o que é ótimo para a boa aprendizagem dos alunos. Sem dúvida, tanto a escola Promotora (EPAFBL) tanto a Escola de Acolhimento (Eplefpa de Metz Courcelles-Chaussy) foram muito empenhadas para nos dar a melhor experiência possível.

- Rodrigo Marques
    Em relação ao estágio, na parte técnica, o Campus de Courcelles-Chaussy tem um nível de equipamentos em toda a escola muito mais evoluído do  que a nossa escola. As explorações que visitámos também tinham diferenças, não só na dimensão, como na diversidade de culturas produzidas.
 
- Madalena Inácio

Durante este período, tive a oportunidade de explorar diversas explorações agrícolas, o que ampliou significativamente meu conhecimento sobre práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras. A diversidade das explorações visitadas, desde pequenas fazendas familiares até grandes empreendimentos agroindustriais, proporcionou-me uma visão abrangente dos desafios e oportunidades presentes no setor agrícola francês.