Projeto "Farming in Europe"

Na EPAFBL, a formação é encarada como uma preparação para uma vivência que não se restringe a um único lugar. Este é o princípio fundamental do projeto “Farming in Europe”, integrado no programa Leonardo da Vinci promovido pela Agência Nacional PROALV.

O projeto destina-se a estágios (mobilidades), para fins de aprendizagem, dos alunos da nossa escola, que apresentam idades compreendidas entre os 17 e os 25 anos e se encontram a frequentar o 3º ano de um dos cursos profissionais que a escola oferece, nomeadamente, produção agrária, turismo ambiental e rural ou recursos florestais e ambientais.

Um dos objetivos da EPAFBL é alargar os horizontes dos seus alunos e mostrar-lhes a diversidade existente no mundo. Procura-se uma abertura ao exterior que enriqueça os nossos alunos em termos culturais, mas também a nível técnico. Uma vivência internacional, nomeadamente europeia, é uma ferramenta importante para o futuro dos jovens que formamos.

Neste sentido, os objetivos deste projeto são:

- Atrair novos alunos para o ensino profissional, aliciando-os com os programas de mobilidade;

- Impulsionar a mobilidade dos jovens pela Europa, para fins de aprendizagem;

- Proporcionar a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências técnicas na área agrícola, florestal e do turismo rural;

- Promover a criatividade, a competitividade, a empregabilidade e o crescimento de um espírito empreendedor dos nossos alunos;

- Estabelecer parcerias com outras entidades para enviar e receber alunos em contexto de estágio, tendo sempre presentes os princípios da Carta Europeia da Qualidade da Mobilidade;

- Estimular o contacto com a cultura do país de acolhimento, promovendo a interação dos jovens com diferentes línguas, modos de vida, hábitos e tradições.

Duração da mobilidade: 5 semanas

Local: Galiza (Espanha) - entidades a acordar no decorrer do processo de organização e seleção dos candidatos.

A concretização deste projeto conta com a parceria das seguintes entidades: Agência Nacional PROALV e com Centro Integrado de Formação Profissional (CIFP) "A Granxa".