No passado dia 19 de dezembro, Bruna Almeida, Jéssica Rodrigues, Maria Silva e Margarida Carreta, ex-alunas da EPAFBL que concluíram o seu curso em julho de 2015, regressaram de uma experiência de 3 meses de estágio no estrangeiro, mais propriamente em FRANÇA, ESPANHA e ITÁLIA. Todas fazem um balanço muito positivo, apesar das dificuldades iniciais.
Aqui estão os comentários das próprias durante a mobilidade:
1. Bruna Almeida (França)
“O início foi muito complicado, mas agora estou a adorar tudo aqui. Estou até a pensar em voltar a Bordeaux no próximo ano.”
2. Maria Silva e Jéssica Rodrigues (Espanha)
“Temos evoluído muito profissional(MENTE) e pessoal(MENTE) ao longo do tempo.
Em termos da cultura de Espanha, estamos a adorar em todos os aspetos (exceto o calor que fez em Setembro e em Outubro). Estamos a aproveitar ao máximo esta oportunidade que nos deram, que nos vai enriquecer muito futura(MENTE).
É uma experiência que vamos levar para a vida. Obrigada!”
3. Margarida Carreta (Itália)
“Apesar de embarcar nesta aventura sozinha, dois dias após a minha chegada encontrei mais três jovens portugueses, participantes de projetos semelhantes a este. Com estes criei amizades, bem como com as raparigas espanholas com quem partilho a casa e os colegas de trabalho.
No estágio, na Clínica Veterinária 24 ORE, desempenho as mesmas funções dos enfermeiros. O que gosto mais é poder contactar e aprender mais sobre animais exóticos (domésticos e selvagens). Resumindo, estou a adorar estar aqui. Apesar das preocupações e dúvidas iniciais, posso afirmar que participar neste projeto foi a melhor decisão que fiz.”
Neste momento, os ex-alunos Kidson Monteiro e Adjilson Santana estão ainda a realizar o seu estágio profissional em Espanha e em Áustria, respetivamente, estando o seu regresso previsto para finais de fevereiro de 2016.
Estes jovens participaram neste programa através do Consórcio “Moinhos – Formar para Inovar” liderado pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com a EPAFBL, a ESCO, a SEMINFOR e o Externato de Penafirme.
—————