Aprender sem Fronteiras III (2020-2022)

O projeto “Aprender Sem Fronteiras III” implementou 22 mobilidades de aprendizagem de alunos do 2º ano, do curso de Agropecuária num programa de mobilidade de aprendizagem prática numa escola europeia por 14 dias, em maio de 2022. Foi enviado um grupo de 22 alunos e 2 acompanhantes (prof. Dalila de Jesus e prof. Joaquim Francisco) para a escola Střední škola zemědělská a veterinární Lanškroun, na República Checa. Optámos por escolher a República Checa por ser um novo país e por esta escola, em particular, ter já visitado a EPAFBL em 2014. Continuamos a apostar em mobilidades internacionais para os alunos do curso de Agropecuária, pois é um dos cursos mais procurados na nossa escola, o que confirma a necessidade de investir na formação de profissionais técnicos agrícolas de qualidade.
 
Durante a mobilidade, os alunos:
- participaram em sessões e atividades teórico-práticas de aprendizagem e aperfeiçoamento/aquisição de competências técnicas; 
- conheceram e utilizaram os equipamentos da escola; 
- contactaram com jovens que estudam o mesmo e têm a mesma idade;
- conheceram o mercado de trabalho local e visitaram empresas ou instituições públicas/associativas ligadas ao setor agropecuário. 
 
Foi também assegurado um programa sociocultural e turístico, como visita a Lanškroun e Praga, com visita a museus e monumentos, que contribuiu para os objetivos ligados à interculturalidade, abertura de horizontes, conhecimento e proximidade da Europa.
 
  O grupo no momento da partida
 
  Fabrico de queijo
 
  Atividade prática
 
TESTEMUNHOS DE ALGUNS PARTICIPANTES:
- Alexandre Oliveira (32ºA):
 "Foi uma experiência inesquecível, realizei todas as tarefas sem qualquer problema. Fui muito bem recebido, vi e aprendi muitas coisas novas. Consegui desenvolver ainda mais o meu sentido de responsabilidade. Com este estágio aprendi a fazer um pouco de tudo, o que permitiu desenvolver as minhas competências em muitas das tarefas.”
 
 - Ana Rita Jesus (32ºB): 
"Foi totalmente gratificante. Foi uma experiência bastante enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional. Vim com uma nova visão da Produção animal! Nunca tinha estado longe do meu país, longe da família, longe de tudo. Foi uma aventura espetacular!” 
 
- Carolina Ricardo (32ºB):
"Este estágio foi um estágio que gostei muito de poder fazer. Pois ter a oportunidade de ir para outro país, com os nossos colegas de escola e poder experienciar vários tipos de atividades e de tarefas que num estágio normal não poderíamos experienciar foi muito enriquecedor e deu-nos conhecimentos que podemos aplicar um dia mais tarde nas nossas vidas.”
 
 - Francisco Martins (32ºB):
 "A experiência que mais gostei foi a de produzir queijo. Gostei de ver e participar em todo o procedimento, desde a recolha do leite até ao produto final” 
 
- Henrique Pires (32ºB): 
"O convívio foi excelente. Pude ver e aprender novas perspetivas de um país bastante diferente”
 
- João Dâmaso (32ºB): 
"Este estágio foi uma experiência espetacular pois foi possível realizar várias atividades para o meu conhecimento quer profissional quer pessoal e permitiu-me adquirir novos conhecimentos relacionados com a área que eu pretendo seguir, bem como melhorar o meu Inglês.” 
 
- Manuel Gonçalves (32ºB):
"Este estágio foi muito interessante e enriquecedor. Uma experiência para a vida. Adquiri muitos conhecimentos e aperfeiçoamentos que me fazem falta para o dia-a-dia e para o meu futuro no mundo do trabalho. Foi um grande enriquecimento a nível pessoal e profissional. A Escola que estagiámos tem umas instalações e condições que não são comparáveis à realidade do nosso país. Conhecemos a agricultura para além de fronteiras. Criei ligações muito fortes com os meus colegas de turma e Professoras, pois descobrimo-nos uns aos outros mais alem do que no dia a dia escolar. Deixo os meus agradecimentos à entidade responsável, e a toda a equipa, colegas de estágio que me acompanharam e apoiaram neste período, e ainda um agradecimento muito especial ao professor Francisco e à professora Dalila que nestes dias foram professores, pais e amigos. Apostaram em nós e embarcaram nesta experiência inesquecível e enriquecedora, não só por me abriram as portas, mas também por me fazerem sentir o peso da responsabilidade de ser um futuro profissional.” 
 
- Matilde Samora (32ºB): 
"Adquiri imenso conhecimento neste estágio. Todos nós aprendemos imenso e estou certa de que foi uma experiência inesquecível e enriquecedora. A meu ver, esta foi uma grande oportunidade para todos os alunos, tanto para os portugueses como para os checos, pois foi uma forma de conhecermos novas culturas, fazer novas amizades e expandir os nossos horizontes a novas aprendizagens. A escola recebeu-nos de braços abertos assim como os seus alunos que foram sempre muito simpáticos e são, sem dúvida, pessoas das quais nunca nos iremos esquecer!”
 
- Samuel Constantino (32ºA): 
"Durante o meu estágio aprendi muito sobre as diferentes variantes deste trabalho, a auxiliar na ordenha, a participar numa autopsia. Ganhei mais conhecimento sobre as diferentes adversidades que surgiam e os seus diferentes tratamentos, para o bem-estar de cada animal consoante a situação ocorrida. É um trabalho muito produtivo, porque nunca se repete as mesmas tarefas e aprende-se sempre coisas novas.”