Aprender sem Fronteiras IV (2022-2023)

O projeto "Aprender Sem Fronteiras IV" implementou 22 mobilidades de aprendizagem de alunos do 2º ano, do curso de Agropecuária num programa de mobilidade de aprendizagem prática numa escola europeia por 14 dias, de 19 a 30 de junho de 2023. Foi enviado um grupo de 22 alunos e 2 acompanhantes (prof. Ana Paula Fernandes e prof. Raquel Sequeira) para a escola Istituto Agrario Augusto Ciuffelli, em Todi, ITÁLIA. Continuamos a apostar em mobilidades internacionais para os alunos do curso de Agropecuária, pois é um dos cursos mais procurados na nossa escola, o que confirma a necessidade de investir na formação de profissionais técnicos agrícolas de qualidade.
 
Durante a mobilidade, os alunos:
- participaram em sessões e atividades teórico-práticas de aprendizagem e aperfeiçoamento/aquisição de competências técnicas; 
- conheceram e utilizaram os equipamentos da escola; 
- conheceram o mercado de trabalho local e visitaram empresas ou instituições públicas/associativas ligadas ao setor agropecuário. 
 
Foi também assegurado um programa sociocultural e turístico, como visita a Todi e Roma, com visita a museus e monumentos, que contribuiu para os objetivos ligados à interculturalidade, abertura de horizontes, conhecimento e proximidade da Europa.
 
  O grupo numa das visitas culturais a Todi
 
  Aula prática de fabrico de pão
 
  Visita ao Vaticano
 
  Visita técnica a uma adega
 
  TESTEMUNHOS DE ALGUNS PARTICIPANTES:
 
  - Diogo Neves (33ºA)
  "Esta viagem foi muito gratificante para mim, enquanto aluno/ futuro trabalhador e enquanto pessoa. Adquiri novos conhecimentos, experimentei e    visionei diferentes métodos de trabalho, conheci uma cultura diferente da nossa e tudo graças ao projeto Erasmus+, que conseguiram tornar esta experiência possível. Fui muito bem tratado enquanto estive no Istituto d’Istruzione Superiore “CIUFFELLI-EINAUDI”, sempre preocupados connosco, se estava tudo bem ou precisávamos de algo, tentavam sempre que nós os compreendêssemos, disponibilizavam do seu tempo para nos esclarecermos dúvidas, etc. Foi muito interessante!"
 
  - João Bernardo (33ºA)
  "Gostei desta área onde estive a estagiar, mesmo não sendo a área que mais gosto. Mesmo assim pude ficar a saber como é a produção de alguns  dos alimentos mais apreciados por todos (enchidos, queijos, vinho)."
 
  - Mariana Venâncio (33ºA)
  "Em conclusão o projeto/estágio que realizei no instituto superior agrário Augusto Ciuffelli em Todi, durante 15 dias, revelou-se bastante positivo. Permitiume adquirir conhecimentos acerca da área de transformação, de algumas práticas agrícolas de um país diferente e pude conhecer alguns monumentos e costumes de Itália. Desenvolvi uma boa relação com os colegas que participaram comigo neste projeto, baseada no respeito, cooperação e entreajuda. Considero que foi uma mais valia tanto para a minha formação profissional, como para a pessoal."
 
  - Rogério Gomes (33ºB)
  "O programa decorreu como estava previsto e eu gostei muito deste estágio e da maneira de como fomos recebidos. Tive a oportunidade de andar    de avião pela primeira vez, conhecer uma nova cultura e seus hábitos, contactos com novas realidades socioeconómicas e alargar os meus conhecimentos (científicos, históricos, artísticos e tecnológicos)."
 
  - Daniel Oliveira (33ºC)
  "Este estágio em Itália foi uma grande aventura pois foi a minha primeira grande viagem e saída de Portugal, onde pude compartilhar várias experiências com os meus colegas e professores. E aprender as formas, costumes e técnicas de trabalho de outro país. Estou muito contente por esta oportunidade única, pelo convívio e experiências novas, mas acho que podíamos ter realizado mais atividades práticas e visitado mais empresas relacionadas com a parte da transformação."